Ovibeja 2017

Melhores azeites do mundo contemplam cinco portugueses

29/03/2017

  OVIBEJA divulga Prémios do 7º Concurso Internacional de Azeites e anuncia o 2º Simpósio Internacional de Azeites do Sul

Melhores azeites do mundo contemplam cinco portugueses

Já foram selecionados os melhores azeites no mundo no âmbito do 7º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. Os azeites portugueses conquistaram 5 prémios: um 1º lugar na categoria de Frutado Maduro, três posicionados em 2º nas categorias Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Verde Intenso e um 3º prémio na categoria de Frutado Verde Ligeiro. Outros cinco azeites lusos receberam menções honrosas.

A selecção dos melhores azeites decorreu nos dias 23 e 24 de março, nas instalações da Casa do Alentejo, em Lisboa. O Júri, presidido por José Gouveia, um dos mais relevantes especialistas em azeites a nível mundial, contou com 40 jurados provenientes de 12 países, todos eles reconhecidos pelo Conselho Oleícola Internacional.

Este ano foram rececionadas 150 amostras de azeites provenientes de 11 países. Portugal e Espanha foram os países mais representados. As outras geografias de onde foram rececionadas amostras foram: Itália, Grécia, Alemanha, Chile, Brasil, Israel, Eslovénia, Tunísia e Andorra.

Os prémios vão ser entregues aos vencedores no decorrer da Ovibeja, no dia 29 de Abril, às 12h00, numa cerimónia pública dedicada ao tema.

Aumentar a qualidade e o potencial competitivo dos azeites portugueses é um dos propósitos do concurso organizado pela ACOS em parceria com a Casa do Azeite e patrocínio do Crédito Agrícola.

Simpósio Internacional Azeites do Sul

No dia 29 de Abril irá realizar-se o 2º Simpósio Internacional Azeites do Sul. A decorrer durante todo o dia na Ovibeja, no Salão Internacional Alentejo Export – Arena do Azeite. o Simpósio conta com a presença de peritos nacionais e internacionais, de entidades públicas, produtores e cooperativas de produção e comercialização de azeite e de azeitona. Os temas que vão ser colocados em discussão, em formato de Mesa Redonda, são: Produção e transformação de azeitona; A promoção do azeite e oportunidades nos mercados internacionais e ainda a Comercialização e exportação de azeite.

A organização do Simpósio é da responsabilidade da ACOS em colaboração com a Olivum – Associação de Olivicultores do Sul.

Contactos

Claudino Matos – Director Geral da Acos 919 374 696

Mariana Matos – Secretária Geral da Casa do Azeite 967 031 465

Top