Ovibeja 2011

28ª Ovibeja abre portas à excelência do mundo rural

02/05/2011

28ª Ovibeja abre portas à excelência do mundo rural <?xml:namespace prefix = o ns = \"urn:schemas-microsoft-com:office:office\" />

 

A 28ª edição da Ovibeja abre portas ao público já esta quarta-feira, 4 de Maio. Incólume à crise, pelo sucesso já granjeado a nível nacional e até fora de portas, designadamente junto dos nossos vizinhos espanhóis, a feira mostra-se igual a si própria com a apresentação de várias novidades. O primeiro concurso internacional de azeite virgem extra é apenas um dos exemplos da Marca Ovibeja que revela a excelência do mundo rural, traduz e suscita a festa que atrai largos milhares de visitantes, sendo também palco de discussão e abordagem dos principais temas da actualidade.

Em clima de pré-campanha eleitoral, a Ovibeja vai ser visitada pelos principais representantes políticos. Pedro Passos Coelho (PSD), Paulo Portas (PP), Jerónimo de Sousa (PCP), José Luís Ferreira (Os Verdes) são, entre outras, algumas das presenças já confirmadas. O Ministro da Agricultura, que tem revelado uma postura de grande proximidade em relação aos empresários agrícolas também vai estar presente na feira. Também o Secretário Regional de Agricultura e Florestas, dos Açores, Noé Rodrigues, visita mais uma vez a Ovibeja dado que, como tem sido habitual, os Açores continuam a marcar presença com uma forte representação institucional. Para o último dia da feira é aguardada a visita do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Tendo como principal meta o desenvolvimento da agricultura e do mundo rural a Ovibeja é palco da discussão e análise dos grandes temas da ordem do dia. Diariamente são realizados colóquios que juntam investigadores, decisores políticos, técnicos e estudantes num espaço plural de apresentação de pontos de vista e de experiências. Entre muitos outros temas de grande actualidade, destaca-se o colóquio a realizar na quinta-feira, dia 5, pelas 10h30, sobre “Gestão da Rede Secundária do Regadio de Alqueva”. Da responsabilidade da ACOS, o colóquio realiza-se no Auditório do NERBE.

 

 

Espectáculos e actividades para todos os gostos

 

Transformada no principal foco das atenções, na Ovibeja acontecem muitas e agradáveis surpresas. Entre as novidades conta-se a Alameda da Ovibeja transformada <?xml:namespace prefix = st1 ns = \"urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags\" />em floresta. Dedicada ao Ano Internacional das Florestas, esta edição contempla, durante todos os dias, workshops com demonstrações científicas dirigidas a todos, com especial destaque para os mais novos. “Segredos da Clonagem”, “Volta ao Mundo em 10 Árvores”, “Cientistas de Palmo e Meio”, “Minhocário” são apenas alguns exemplos de experiências promovidas pelo Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova e pela Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro.

Além do já conhecido e muito atractivo pavilhão “Sabor Alentejo” com prova e venda dos produtos agro-alimentares de excelência, a Ovibeja dedica igualmente um pavilhão inteiro à qualidade e ciência do azeite: “Azeite Alentejo” é um espaço interactivo que, mais uma vez, vai revelar novidades. Se mais atractivos não bastassem, há um com grande representatividade: é ali que podem ser provados os melhores azeites do mundo. E é ali também que podem ser conhecidos, por via da ciência, os benefícios do azeite para a saúde.

 

 

As inéditas Ovinoites

 

Bem de saúde, de mãos dadas com a ciência e sempre em clima de festa, na Ovibeja vão ainda ocorrer as muito conhecidas e inéditas Ovinoites que prometem ser, mais uma vez, bastante animadas.

A noite de quarta-feira é dedicada às Tunas Académicas que, só entre si, movimentam jovens de todos os pontos do país. A partir das 23h30 é tempo de dançar ao som do DJ Frederico Barata em animação que promete entrar pela madrugada dentro.

A 5 de Maio, quinta-feira, sobem ao palco da Arena Multiusos, a partir das 22h30, os Expensive Soul. Próximo da meia-noite entra em campo o DJ Mikas.

Na sexta-feira, 6 de Maio, a animação da noite está a cargo dos Buraka Som Sistema, um grupo que mobiliza milhares de fãs. Não menos conhecidos são os DJ Overule & Mac Virgul ao som dos quais a festa deverá ir ao encontro da manhã de sábado.

E quem é que não conhece “O Homem do Leme”, “A minha Casinha”, “À minha Maneira”, “Não Sou o Único”, “Voar” e muitos, muitos outros sucessos transversais a várias gerações? Pois bem, a noite de sábado promete trazer uma enchente histórica à Ovibeja com Xutos & Pontapés. Um grupo sempre actual e com grande interacção com o público. A seguir aos Xutos a proposta vai para o DJ Frank Maurel.

Além dos espectáculos integrados nas Ovinoites, a feira contempla ainda diariamente um programa cultural e recreativo da responsabilidade dos municípios alentejanos presentes e, entre outras iniciativas, actividades de animação sociocultural da responsabilidade da Delegação de Beja da Escola Bento de Jesus Caraça. A animação compreende também actividades radicais da responsabilidade do Exército Português, e o sobrevoo de meios aéreos da Base Aérea nº 11.

 

 

Os animais na feira

 

Na cidade a presença dos animais suscita sempre grande interesse e curiosidade, tanto mais quando se trata de um pavilhão inteiro dedicado a exemplares únicos resultantes de um empenhado trabalho de apuramento da raça.

Além de leilões, concursos, vão ainda ocorrer demonstrações de tosquia de ovinos, desfile de animais, espectáculos e provas equestres (Equitação do Trabalho, Concurso Nacional de Saltos e Horse Ball) e exibições cinófilas (com cães). Durante toda a feira há também um pavilhão inteiro cheio de movimento, colorido e chilrear das mais diversas e exóticas aves. Há-as para todos os gostos: nas espécies, no tamanho, na cor, no preço.

 

Organizada pela Associação de Criadores de Ovinos do Sul a maior feira agrícola do país aí está com toda a sua diversidade, criatividade e vigor, a Ovibeja – marca de excelência onde cabe “Todo o Alentejo deste mundo”.

Top