Homenagem à terra e aos que com engenho fazem arte
15/03/2016
Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios na Ovibeja:
Homenagem à terra e aos que com engenho fazem arte
O Cante, como a Ovibeja, é “Todo o Alentejo deste Mundo”. É essa voz e a arte a ela associada que enche toda a Ovibeja, mais um pavilhão. O Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios. Dedicado a todos os alentejanos de alma e coração, o Pavilhão contempla exposição e venda de artesanato, tertúlias e apresentações, provas de vinho e degustações gastronómicas, zona de projeção de documentários e a exposição temática “O Nosso Cante”.
O Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios é uma homenagem à terra e a todos os que com o seu engenho fazem arte. A lã e os chocalhos, estes últimos reconhecidos recentemente pela UNESCO como “Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente”, vão merecer especial atenção.
A zona do artesanato contempla, além da mostra e comercialização, vários espaços com artesãos a trabalhar ao vivo. Um conceito onde se cruzam diferentes ambientes numa linguagem estética contemporânea com elementos da ruralidade.
As inscrições para artesanato e outros projetos culturais contemporâneos, que se integrem no conceito das raízes tradicionais alentejanas, decorrem até ao próximo dia 25 de março.
O Cante Alentejano que juntou o ano passado, em uníssono, mais de três mil cantadores, regressa à Ovibeja numa matriz ainda mais partilhada. O Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios é um projeto com um forte cariz cultural e social, um regresso às raízes que cruza tradição e modernidade, memória e futuro.
A Ovibeja, um espaço de construção e de festa, realiza-se de 21 a 25 de Abril, numa organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.