Azeites portugueses conquistam os três primeiros prémios em duas categorias
22/04/2015
No concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja:
Azeites portugueses conquistam os três primeiros prémios em duas categorias
O Júri do 5º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja reuniu-se nos dias 20 e 21 em Beja para apreciar 116 amostras provenientes de 10 países.
Portugal conquistou os 1º, 2º e 3º prémios nas categorias de Frutado Maduro e Frutado Verde Ligeiro. Arrecadou ainda menções honrosas nestas duas categorias.
Na categoria de Frutado Verde Médio, Espanha alcançou o 1º e o 2º prémio e Itália arrecadou o 3º.
Quanto ao Frutado Verde Intenso a melhor classificação foi para uma empresa Italiana, sendo que Espanha alcançou os 2º e 3º lugares.
A presidência do Júri foi assumida, mais uma vez, pelo Professor José Gouveia, professor catedrático jubilado do Instituto Superior de Agronomia, e contou com cerca de 40 jurados em representação de 10 países, de entre os quais se contam as estreias do Japão e dos Estados Unidos.
Os azeites seleccionados vão ser dados a provar aos visitantes no decorrer da 32ª Ovibeja que se realiza de 29 de Abril a 3 de Maio.
O Concurso de Azeites Virgem Extra é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul – entidade organizadora da Ovibeja - conta com o apoio da Casa do Azeite e o apoio da Divisão da Competitividade e dos Mercados Agrícolas do GPP – Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura. Tem o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola (CA).