Já estão abertas as inscrições para entrega de amostras ao 5º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja
15/12/2014
A organização da Ovibeja já tem abertas as inscrições para o 5º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja, um concurso que tem vindo a aumentar, de ano para ano, a notoriedade e a participação de mais países concorrentes. Os interessados em participar na edição deste ano podem entregar as suas amostras até ao dia 20 de Março.
O Concurso Prémio Ovibeja é o único realizado em Portugal de âmbito internacional e é também o único, a par do Mário Solinas, que cumpre as normas estabelecidas pelo Conselho Oleícola Internacional no que diz respeito às condições das amostras e à sua selecção. Entre o rigor das normas conta-se a autenticação das amostras por uma entidade idónea, uso de recipiente de vidro escuro, sem rótulo e com sistema de abertura inviolável, o uso de um código de identificação anónimo, sendo ainda classificado através de uma análise química e de uma análise organoléctica feita por um painel de prova reconhecido pelo COI. O júri internacional, constituído por alguns dos principais peritos dos países com amostras a concurso, aprecia os azeites em quatro categorias de acordo com o tipo e intensidade: Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso.
Os melhores azeites seleccionados no Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja são dados a provar, em primeira mão, aos visitantes da Ovibeja que, na edição de 2015, se realiza de 29 de Abril a 03 de Maio. Ao longo de todos os dias da feira são promovidas provas de azeite comentadas por especialistas. A entrega dos Prémios acontece na Ovibeja, num dia especialmente dedicado à fileira do olival e do azeite.
O Concurso Prémio Ovibeja, organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, com o apoio da Casa do Azeite e da Divisão da Competitividade e dos Mercados Agrícolas do GPP, é já uma referência a nível internacional, classificado como o 2º de maior notoriedade no ranking dos “50 Melhores Azeites do Mundo”. O Concurso Prémio Ovibeja está imediatamente a seguir ao concurso Mário Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI).
Recordamos que o Concurso foi criado em 2011 com o objectivo de incrementar a cultura de excelência em relação aos nossos azeites, distinguindo e promovendo os melhores em pé de igualdade com os mais bem posicionados no mundo, tendo em conta que a cultura de excelência reforça a posição dos azeites portugueses e a sua competitividade no mercado exportador.
Para mais informações contactar, por favor:
Eng. Mariana Matos – Casa do Azeite – Telf: 21 384 18 10