Ovibeja 2012

Primeiro-Ministro compromete-se, na Ovibeja, na conclusão do regadio de Alqueva em 2015

02/05/2012

Primeiro-Ministro compromete-se, na Ovibeja, na conclusão do regadio de Alqueva em 2015

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho assumiu, na 29ª edição da Ovibeja, o compromisso do Governo em concluir as obras do Alqueva em 2015, justificando que o projecto é \"essencial\" para promover o regadio e outras actividades \"essenciais à recuperação económica\" do Alentejo e do País.

O Primeiro-Ministro adiantou que \"a afectação dos recursos necessários à conclusão das obras, quer por via do POVT [Programa Operacional Valorização do Território], quer por via do PRODER [Programa de Desenvolvimento Rural], está assegurada\".

Pedro Passos Coelho sublinhou que “independentemente de virmos ou não a conseguir, com a reprogramação estratégica, encontrar forma de os fundos de coesão poderem vir a ser drenados para esta obra tão importante, a verdade é que ela está assegurada e por isso conseguiremos levar a água de Alqueva a mais utilizadores, quer através da extensão da rede secundária, quer através de contratos de abastecimento com outras entidades que garantam também receitas próprias que possam ser reinvestidas no projecto.

Passos Coelho assegurou assim a conclusão das obras de Alqueva para 2015. E justificou: “devido à situação económica e financeira do país, o Governo teve de fazer a reprogramação do investimento do Alqueva\" e, \"por essa razão, em vez de o próximo ano ser o ano de referência para a conclusão das obras, esse ano está referenciado para 2015\".

Pedro Passos Coelho disse que o Governo está \"convencido\" de que o Alqueva \"será bem-sucedido e é determinante\" para que as culturas de regadio possam \"progredir, como tem vindo a acontecer\", mas também possam ter \"uma expansão ainda mais favorável\".

Também a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas assegurou que Alqueva vai ficar concluído em 2015. “Está feito o plano de investimento. Foi aprovado pelo governo. O mais importante agora é que, a partir deste momento, possam ser lançados os concursos para que não haja interrupção das obras”, disse.

Manuel de Castro e Brito, presidente da ACOS – Agricultores do Sul, entidade organizadora da Ovibeja, regozija-se com o compromisso deixado pelo Governo, nomeadamente pelo Primeiro-Ministro, para conclusão das obras de Alqueva até 2015. E frisou que este compromisso “resulta de muito trabalho desenvolvido pela ACOS, pelos agricultores e também pela sociedade civil. O compromisso assumido pelo Primeiro-Ministro em relação a Alqueva representa a maior realização da 29ª edição da Ovibeja”, disse.

A 29ª edição da Ovibeja, que ontem terminou, teve sempre casa cheia: contou com mais expositores e com mais visitantes, apesar da chuva. Para Castro e Brito, o sucesso da Ovibeja é um fenómeno que se relaciona com a participação das pessoas, tanto expositores, como visitantes, como governantes, num espaço que consideram seu e que valoriza o seu trabalho, os seus projectos.

Terminada com grande sucesso esta edição da Ovibeja, a ACOS – Agricultores do Sul começa já a trabalhar na construção da 30ª edição. 

Top