Azeites do mundo em despique na Ovibeja
27/04/2012
Azeites do mundo em despique na Ovibeja<?xml:namespace prefix = o ns = \"urn:schemas-microsoft-com:office:office\" />
Os melhores azeites internacionais – medalha de ouro – seleccionados no II Concurso Prémio Ovibeja, nas categorias de frutado maduro, frutado verde médio e frutado verde intenso, são provenientes de Portugal, Espanha e Grécia. Entre os vencedores das medalhas de ouro, prata, bronze e de menções honrosas, os visitantes da Ovibeja são convidados a provar, em primeira mão, os 18 melhores azeites do mundo seleccionados por 23 provadores, de entre os quais alguns dos mais conceituados especialistas internacionais na matéria.
O Júri do II Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja, constituído por jurados provenientes de Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chile, todos reconhecidos pelo Conselho Oleícola Internacional, seleccionaram, de entre os 63 concorrentes, os melhores azeites do mundo presentes neste concurso em cada uma das três categorias: frutado verde intenso, frutado verde médio e frutado maduro. Os prémios, a entregar em cerimónia oficial a realizar às 12h00 da próxima segunda-feira, dia 30 de Abril, no Pavilhão Vinhos & Azeites, inclui três medalhas de ouro, três de prata e outras tantas de bronze, bem como nove menções honrosas.
As medalhas de ouro foram atribuídas à Enoleia – Sociedade Agrícola, Lda, do Entroncamento (frutado maduro); a Ktimata Kyklopas, da Grécia (frutado verde médio) e a Potosi 10 S.A., de Espanha, na categoria de frutado verde intenso.
As medalhas de prata vão ser entregues à Elaia Lagar, da Herdade do Marmelo Ferreira do Alentejo (frutado maduro); à Sovena Portugal (frutado verde médio) e à Sociedade Agrícola Vale do Ouro, S.A., em Ferreira do Alentejo (frutado verde intenso).
Os terceiros lugares – medalha de bronze – foram atribuídos à chilena Agroindustrial y Olivicola Rute del Sol, na categoria de frutado maduro e às espanholas Aroden S.A.T. (frutado verde médio) e Agrícola Roda, na categoria de frutado verde intenso.
Contribuir para a promoção da qualidade do azeite nacional e promover os nossos azeites além-fronteiras é um dos principais objectivos dos organizadores do Concurso Prémio Ovibeja. Embora esta seja ainda a II edição, o painel de provadores foi unânime quanto à elevada qualidade dos azeites presentes a concurso, os quais podem ser provados pelos visitantes da Ovibeja, no Pavilhão “Vinhos & Azeites”, até ao próximo dia 1 de Maio.
A Ovibeja é uma organização da ACOS – Agricultores do Sul e apresenta, este ano, como tema central “+PRODUÇÃO”.