Em Nome da Terra
30/11/2007
A sustentabilidade agrícola, aliada à biodiversidade e à qualidade do ambiente, será um dos temas centrais da OVIBEJA 25 Anos. Numa altura em que, mais do que nunca, as questões ambienteis estão na ordem do dia, aquela que é uma das mais emblemáticas e abrangentes feiras do país, vai prestar especial atenção às questões relacionadas com a agricultura biológica, com as energias renováveis e com as eco-soluções tecnológicas capazes de satisfazer as mais elementares necessidades do homem contemporâneo.
Uma das principais novidades da OVIBEJA 25 Anos, que decorre entre 26 de Abril e 4 de Maio de 2008 no Parque de Feiras e Exposições de Beja, é precisamente a Villa Bio. Uma exposição que abrangerá para cima de seis mil metros quadrados de área e onde estarão representados não apenas os produtos agro-pecuários biológicos, como também estarão em exibição as mais recentes inovações desenvolvidas para minimizar o impacte das diferentes actividades económicas no meio ambiente.
Na Villa Bio, que ocupará o Pavilhão do NERBE e toda a zona descoberta envolvente, serão construídas habitações ecológicas e outras estruturas que possam exemplificar a aplicação das diferentes tecnologias no campo das energias limpas, dos biocombustíveis ou do tratamento de águas residuais. Em paralelo à exposição propriamente dita, decorrerão distintas acções, campanhas, concursos, colóquios e conferências sobre o acentuado consumo do recursos naturais não renováveis, as alterações climáticas, a destruição da camada do ozono e, acima de tudo, sobre a sustentabilidade das práticas humanas em sentido lato. A OVIBEJA 25 Anos será em nome da Terra.