Pavilhão do Cante

Pavilhão do Cante

O SER, O FAZER E O SENTIR ALENTEJANOS

O Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios reúne o ser e o fazer alentejanos. É um espaço de emoções, uma homenagem à terra e a todos os que com o seu engenho fazem arte. Uma Mostra de Artesanato e Ofícios Tradicionais, um mote para a partilha de ecos e sonoridades, mas também de ideias e formas renovadas de viver e sentir o Alentejo.

Um local inclusivo. Um ponto de encontro e de reencontros. Sem preconceitos. Da diversidade do campo e das diferentes expressões da cidade, numa paleta de todas as cores.

É um projeto com um forte cariz cultural, um regresso às raízes que cruza tradição e modernidade, memória e futuro.

Museu vivo de artes e ofícios tradicionais

São artesãos e artistas a trabalhar ao vivo. São guardadores de segredos, contadores de histórias, alquimistas, engenhosos e artistas. Da terra fazem arte, da natureza sustento e da memória fazem talento.

O passado mora nos seus corações e o futuro nas suas mãos. Nos nós dos seus dedos e na sensibilidade do seu tato, reside o amor à terra, ao ser e ao fazer alentejanos.

São séculos e séculos de mestria aqui. Um Museu Vivo. A valorização das Artes, a defesa dos Ofícios e o orgulho na Tradição. Um alerta, um desabafo e um grito para os sérios desafios que a sua continuidade enfrenta.

Pavilhão do Cante
Pavilhão do Cante

Cante Alentejano

A mais forte e identitária expressão musical alentejana corre nas veias deste espaço. O cante alentejano e a sonoridade das vozes de Grupos Corais Alentejanos vão marcar o tom, abrir o coração e molhar as gargantas dos visitantes. Será informal e marcará presença sempre que o homem queira, a alma sinta e a voz permita

Top