Presidente da República inaugura 36ª Ovibeja

25/03/2019



A inauguração da 36ª Ovibeja, a 24 de Abril, vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Como palco da discussão dos temas da ordem do dia, o evento vai abordar, de forma integrada, a problemática das alterações climáticas, com especial destaque para os setores mais representativos da feira – as áreas agrícola e pecuária. Com uma contextualização feita por um destacado investigador português, de renome internacional, Filipe Duarte Santos, a Ovibeja vai debater durante dois dias, a 26 e 27 de Abril, as causas e efeitos das alterações climáticas na produção animal, produção florestal, olival, vinha, pastagens, hortícolas. Vai ainda debruçar-se sobre o Roteiro para a Neutralidade Carbónica e, por iniciativa da CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, vai abordar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo.

Além de seminários, colóquios, workshops, estão também a ser preparadas ações de sensibilização e uma exposição interativa que, entre outras vertentes de apresentação do tema, apresenta uma linha cronológica desde há milhares de anos e que, desde as últimas décadas, revela uma subida exponencial das temperaturas registadas.

A perspetiva pedagógica junto dos mais novos é outra abordagem da 36ª Ovibeja sendo ainda promovidas conversas e reflexões junto das famílias, pais e filhos, de modo a que esta questão seja o mais partilhada possível.

Muitos outros temas da atualidade vão ser debatidos na Ovibeja, entre os quais a nova PAC. Mas, a feira é também ponto de encontro de amigos e famílias que aproveitam as inúmeras iniciativas culturais e de animação para momentos de festa e de partilha. A juntar ao cartaz de concertos com nomes maiores da música, a Ovibeja volta a organizar o Comboio do Cante, e dinamiza com um conceito renovado, o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, ligando tradição e inovação. Um pavilhão dedicado à pecuária com mais de 300 animais, o Campo da Feira e os restantes pavilhões reúnem alguns dos melhores exemplos de produtos e serviços, incluindo demonstrações.

O apelo dos sentidos também se faz através dos aromas e sabores presentes nos restaurantes de carnes certificadas, nas tasquinhas de comes e bebes, na venda de produtos agroalimentares de qualidade superior.

A atual edição da Ovibeja está a receber muitas manifestações de interesse por parte de expositores, com um número crescente de contactos, a exemplo do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, por parte de novas empresas e instituições.

A Ovibeja, que se realiza de 24 a 28 de Abril, é organizada pela ACOS – Associação de agricultores do Sul.

Top