37ª Ovibeja

O que é a Ovibeja

A Ovibeja é uma marca. E se a necessidade aguça o engenho, a marca “Ovibeja” é a construção partilhada, o passo em frente que é preciso dar sempre, continuadamente à procura de novas soluções. A Ovibeja é a marca de uma feira inclusiva. Encorajadora. Motor impulsionador das diferentes dinâmicas por que é composta a sociedade. É uma feira que apela à participação activa, ao exercício da cidadania, à construção de mais-valias resultantes de todos os sectores de actividade ao encontro da afirmação das diferentes dinâmicas, sejam do sector agrícola e agro-pecuário, dos desenvolvimentos tecnológicos, da investigação científica, do saber fazer e do saber ser. É uma feira que nasce na terra e se desenvolve na cidade.

A Ovibeja é uma feira agrícola. Da produção. Mas também da transformação, dos serviços, uma mostra institucional, um centro de negócios, de apresentação e discussão dos temas da actualidade. É uma feira das pessoas. Construída e vivida por quem nela participa. 

A Ovibeja é uma feira diferente. Sem preconceitos. De todas as idades. Da diversidade do campo. Das diferentes expressões da cidade. Ergue-se com respeito à mais pura ruralidade, mas constrói-se de modernidade, numa paleta de todas as cores. A Ovibeja é a construção do sonho. “Todo o Alentejo deste Mundo”!

37ª Ovibeja

Quem Somos

A Ovibeja nasceu em 1984 com uma exposição de ovinos num recanto da tradicional Feira da Primavera, num verdadeiro esforço de voluntariado. Os produtores reuniram-se com o objectivo de responder a alguns desafios da sociedade e do sector agrícola de então e também para criar uma associação, a ACOS - Associação de Criadores de Ovinos do Sul que, em 2012, mudou de designação para ACOS – Agricultores do Sul. Esta associação, a mesma que organiza todos os anos a já conhecida como a maior feira agrícola do país, tem vindo a aumentar e diversificar a sua área de actuação, num permanente esforço de actualização, de modernização e de resposta aos novos desígnios colocados aos seus associados, ao sector, à região e ao próprio País.

Com o contínuo crescimento da feira e a sua valorização a nível nacional, no início dos anos 90, a Ovibeja alarga-se além fronteiras, passando a ser denominada por “Expo-Internacional”. A feira continuou a afirmar-se progressivamente e, além de muitos outros factores de sucesso, o nome Ovibeja é um dos que a diferencia dos restantes certames. Passou, por isso, a denominar-se simplesmente “Ovibeja”. A Ovibeja das pessoas e para as pessoas. 

SABIA QUE

A ACOS – Associação de Agricultores do Sul - é a entidade gestora do Livro Genealógico da ovelha Raça Campaniça.

Top