Edições Anteriores / Apresentação

Ano: 2016

Data: 33ª Ovibeja - 21 a 25 de Abril de 2016

Tema: “Terra Fértil” – Mostra de Inovação Agrícola e Agribusiness e Artes e Ofícios Tradicionais

A 33ª Ovibeja, realizada de 21 a 25 de Abril, contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, na sessão de abertura. Esta edição da Ovibeja foi marcada pela ausência física do seu mentor, Manuel de Castro e Brito, falecido no dia 29 de Março, mas que foi evocado em dois momentos. O primeiro decorreu durante a sessão inaugural, no Auditório do NERBE.

O segundo momento de homenagem a Manuel de Castro e Brito, a que se associou o Presidente da República, aconteceu no dia 23 de Abril, numa acção repleta de simbolismo na Alameda Principal da Ovibeja.

Com mais de mil expositores, a 33ª Ovibeja mobilizou os mais diversos setores de atividade, com destaque para a nova realidade do mundo agrícola. “Terra Fértil” – Mostra de Inovação Agrícola e Agribusiness” foi um dos temas principais que envolveu apresentação, demonstração e colóquios sobre temáticas da ordem do dia. As raízes da terra e o engenho das gentes também estiveram em destaque no Pavilhão do Cante e Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais.

Os produtos agro-alimentares, as provas e demonstrações com animais, os equipamentos e maquinaria agrícola de última geração, os restaurantes de raças certificadas, as inúmeras tasquinhas de comes e bebes foram alguns dos muitos ingredientes de uma feira que é feita pelos seus participantes e visitantes.

A noite trouxe à Ovibeja milhares de jovens para os concertos de referência, com a atuação de grupos como os DAMA, a 21, Carlão, a 22, Nelson de Freitas, a 23 e David Carreira a 24 de Abril. As “ovinoites” continuam a contar-se de histórias de encontros e reencontros, de partilha e de crescimento na feira que representa “Todo o Alentejo deste Mundo!.