Edições Anteriores / Apresentação

Ano: 2015

Data: 32ª Ovibeja - 29 Abril a 03 Maio

Tema: "Terra Fértil - Mostra de Inovação Agrícola e Agronegócios" e "O Nosso Cante"

A 32ª Ovibeja, realizada de 29 de Abril a 03 de Maio, assumiu duas temáticas principais: o reforço de “Terra Fértil” – mostra de inovação agrícola e agronegócios e o Cante Alentejano, numa homenagem à recente consagração pela UNESCO do Cante a Património Imaterial da Humanidade.

Inaugurada pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, e pela Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, a 32ª edição da Ovibeja apresentou um programa muito diversificado de actividades ao encontro dos diferentes públicos-alvo da feira. Um dos pontos de interesse incidiu nos colóquios apresentados por expositores e organizadores. Entre os temas da atulidade colocados em cima da mesa pela entidade organizadora da Ovibeja – a ACOS – Associação de Agricultores do Sul – foi a “Sustentabilidade do Regadio na Península Ibérica”. Outro tema inscrito pela ACOS foi “Olival e Azeites”. Este colóquio antecedeu a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do 5º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja, que recebeu 116 amostras provenientes de Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Alemanha, Eslovénia, Chile, Israel e Turquia.

A promoção da inovação e excelência dos produtos e serviços revelou-se através de “Terra Fértil” que se apresentou em toda a feira mas também numa exposição em que foram destacados pontos fortes do Alentejo no que respeita à Inovação agrícola e Agribusiness. O Campo da Feira foi um dos espaços de inovação preenchido com as últimas novidades de maquinaria agrícola, dos serviços e da investigação científica ligada à produção.

O outro dos temas principais da 32ª Ovibeja foi a homenagem ao Cante Alentejano com iniciativas diárias no Pavilhão do Canteonde esteve patente a Exposição Temática “O Nosso Cante”e que teve, como auge, o dia 2 de Maio em que cantaram em conjunto mais de duas mil pessoas de 106 grupos corais. Para este dia foi fretado, em exclusivo para a Ovibeja, o “Comboio do Cante”, numa parceria entre a CP – Comboios de Portugal e a organização da feira.

Os concertos que animaram as “Ovinoites” contaram com as presenças de Mickael Carreira, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, Rochie Campbell & The 911 Band e Anselmo Ralph.

Como curiosidade, destaca-se que uma das formas usadas pela Comissão Organizadora para publicitar a 32ª Ovibeja foi a Torre de Menagem do Castelo de Beja, com duas telas no ponto mais alto da torre, que se avistavam a partir dos pontos de entrada em Beja.