Edições Anteriores / Apresentação

Ano: 2014

Data: 31ª Ovibeja - 30 de Abril a 04 de Maio de 2014

Tema: "Terra Fértil - Mostra de Inovação Agrícola e Agribusiness"

A Ovibeja assumiu-se, na edição de 2014, como o centro nevrálgico do agribusiness e da inovação agrícola com um significativo aumento do número de empresas que trabalham as mais-valias dos produtos e serviços agro-alimentares e agro-pecuários.

“Terra Fértil” revelou-se na 31ª edição da Ovibeja, de 30 de Abril a 4 de Maio, como o tema central da feira e acrescentou inúmeros projectos, produtos e serviços inovadores, aos quais se aliou uma grande presença de máquinas e equipamentos agrícolas de ponta no Campo da Feira.

Hortas reais no espaço virtual, forragens hidropónicas e pastagens semeadas biodiversas, culturas de microleafs, de uvas sem grainhas, de papoilas para a indústria farmacêutica, amendoins, ervas aromáticas, pérolas de azeite, cogumelos gourmet, vinho com pegada de carbono nula, sabonetes de mel e leite de cabra serpentina, foram apenas alguns dos muitos produtos em destaque. Este espaço contou com testemunhos, na primeira pessoa, de agricultores e empresas que apostaram na inovação, por exemplo no olival, hortícolas de regadio, romã, entre outros.

O projecto “Terra Fértil” esteve patente ao público no Pavilhão Sabor Alentejo mas também se revelou no Campo da Feira, um campo agrícola de produção, investigação e demonstrações com empresas de produtos, serviços e equipamentos de ponta, de entre os quais se destacaram tractores com GPS, Moto 4 e, entre outros, drones, veículos aéreos não tripulados.

Mas o agribusiness revelou-se também através de colóquios e mesas redondas organizadas pelos participantes na feira com a presença de especialistas nacionais e internacionais. Entre muitos outros, destacamos “O Futuro da PAC – Desenvolvimento Rural e Pagamentos Directos”, promovido pela organização da Ovibeja.

Como sempre, a Ovibeja contou com a visita de muitos governantes, deputados e euro-deputados e, entre muitos outros presentes, realce para delegações empresariais de vários países.