Edições Anteriores / Apresentação

Ano: 2013

Data: 30ª Ovibeja - 24 a 28 de Abril 2013

Tema: "H2 OJE - Pelo uso Eficiente da Água"

O tema central da Ovibeja 2013, na edição comemorativa dos seus 30 anos de percurso, foi H2 OJE - Pelo uso Eficiente da Água.

Dada a importância da gestão eficiente da água na agricultura, a 30ª Ovibeja contou com cerca de quatro hectares de exposição, no denominado Campo da Feira - Demonstração de Culturas e Equipamentos Agrícolas e Tecnologias de Regadio, um campo agrícola onde nasceu um projecto experimental de culturas de sequeiro e de regadio, demonstrativo de boas práticas nas actividades agrícolas e pecuárias existentes na região do Alentejo.

Na apresentação do que de melhor se faz na agricultura, a Ovibeja mostrou ainda, entre muitas outras acções, a Ciência do Vinho e do Azeite, iniciativa didáctica e científica dirigidas a todos os públicos com o propósito de destacar os produtos agroalimentares da região.

No que diz respeito aos azeites, a Ovibeja realizou o III Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja que contou com mais concorrentes e mais países participantes. O Concurso, no qual se destacaram azeites alentejanos entre os premiados, já consta nos primeiros lugares numa lista de prestígio mundial.

A comemoração dos 30 anos da Ovibeja contou com a inauguração de uma escultura da autoria da artista plástica Margarida Araújo. A escultura, de uma ovelha estilizada, foi instalada no Parque de Feiras e Exposições de Beja, por iniciativa da ACOS – Agricultores do Sul, como forma de homenagear o sector da ovinicultura. A escultura representa também uma homenagem ao associativismo agrícola, que esteve na origem da ACOS (hoje uma associação generalista que abarca os vários sectores agro-pecuários) e da Ovibeja.

Com presença confirmada para a inauguração da Ovibeja, a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas desmarcou no próprio dia alegando uma indisposição. A titular da pasta acabaria por visitar a Ovibeja no último dia do evento. À data da 30ª edição da Ovibeja existia um diferendo entre a tutela e os agricultores sobre a gestão da rede secundária de Alqueva que foi atribuída à EDIA.

Apesar dos tempos de crise a feira contou com mais expositores interessados em participar e foi palco, como é habitual, de largos milhares de visitantes.