Notas de Imprensa

Homenagem à terra e aos que com engenho fazem arte

15/03/2016


Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios na Ovibeja:

Homenagem à terra e aos que com engenho fazem arte

O Cante, como a Ovibeja, é “Todo o Alentejo deste Mundo”. É essa voz e a arte a ela associada que enche toda a Ovibeja, mais um pavilhão. O Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios. Dedicado a todos os alentejanos de alma e coração, o Pavilhão contempla exposição e venda de artesanato, tertúlias e apresentações, provas de vinho e degustações gastronómicas, zona de projeção de documentários e a exposição temática “O Nosso Cante”.

O Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios é uma homenagem à terra e a todos os que com o seu engenho fazem arte. A lã e os chocalhos, estes últimos reconhecidos recentemente pela UNESCO como “Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente”, vão merecer especial atenção.

A zona do artesanato contempla, além da mostra e comercialização, vários espaços com artesãos a trabalhar ao vivo. Um conceito onde se cruzam diferentes ambientes numa linguagem estética contemporânea com elementos da ruralidade.

As inscrições para artesanato e outros projetos culturais contemporâneos, que se integrem no conceito das raízes tradicionais alentejanas, decorrem até ao próximo dia 25 de março.

O Cante Alentejano que juntou o ano passado, em uníssono, mais de três mil cantadores, regressa à Ovibeja numa matriz ainda mais partilhada. O Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios é um projeto com um forte cariz cultural e social, um regresso às raízes que cruza tradição e modernidade, memória e futuro.

A Ovibeja, um espaço de construção e de festa, realiza-se de 21 a 25 de Abril, numa organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

01/05/2017 O Alentejo reforça aposta na internacionalização da agricultura
24/04/2017 Ministro da Agricultura inaugura 34ª Ovibeja sob a égide da Internacionalização
11/04/2017 34ª Ovibeja coloca vários temas em discussão com a participação de peritos nacionais e internacionais e responsáveis políticos
10/04/2017 Entrevista ao Presidente da ACOS sobre a 34ª edição da Ovibeja
29/03/2017 Melhores azeites do mundo contemplam cinco portugueses
20/03/2017 34ª Ovibeja promete longas e intensas Ovinoites
14/03/2017 34ª Ovibeja promove o Hall of Fame dos Azeites Mundiais e dos Produtos Agro-Alimentares na Casa Alentejo em Lisboa
12/02/2017 Promover a excelência como passaporte para a Internacionalização
18/01/2017 Está aberto o prazo para inscrição de amostras para o concurso de azeites virgem extra – prémio CA Ovibeja