AGRICULTURA CON(S)CIÊNCIA

Agricultura e Biodiversidade de mãos dadas com a ciência

A 37ª Ovibeja, organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, vai decorrer de 29 de abril a 3 de maio, em Beja, e vai abordar a sustentabilidade, o conhecimento, a inovação, a eficiência, a ética profissional através do grande tema “Agricultura Con(s)Ciência”.

A agricultura e a biodiversidade de mãos dadas com a ciência é a mensagem que a Ovibeja pretende passar através da programação intensiva de colóquios e debates com a participação de especialistas, empresários, estudantes, decisores políticos nacionais e comunitários. O evento é ainda uma verdadeira oportunidade para negócios por profissionais e visitantes. É um marco importante na agenda de membros do governo, partidos políticos, diplomatas e de várias delegações empresariais portuguesas e de cariz internacional.

Os novos desafios a que os agricultores têm de responder face às alterações climáticas obrigam à equação de novos paradigmas que importa considerar a nível estratégico por parte dos decisores políticos nacionais e comunitários. Este processo exige conhecimento fundamentado da realidade do campo, da atividade agrícola e agropecuária, do papel dos agricultores e das suas entidades representativas enquanto agentes fundamentais na preservação do mundo rural e enquanto principais guardiões da biodiversidade. É nesta perspetiva que estão agendados muitos dos colóquios.

O 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, que se mantém, há alguns anos, no segundo lugar do ranking do World Best Olive Oils, é uma das provas da cultura de excelência alavancadas pela Ovibeja. Com a receção de cerca de 150 amostras de mais de uma dezena de países produtores de azeite, o Concurso conta com um painel de 40 jurados em representação de várias geografias do mundo. A entrega dos prémios aos vencedores é feita do decorrer da 37ª Ovibeja, no dia 2 de maio. Durante a feira, os visitantes podem participar em provas comentadas de alguns dos melhores azeites do mundo.

A oferta do evento inclui ainda concursos e exposições de gado, demonstrações equestres, exposições empresariais e institucionais, prova e venda de produtos agro-alimentares de qualidade superior, restaurantes e tasquinhas. O evento oferece ainda uma vasta programação cultural com espetáculos e concertos, onde se destacam as famosas “ovinoites” que atraem milhares de jovens ao recinto da feira.

Os números crescentes da Ovibeja

Com mais de 150 mil visitantes por edição, a Ovibeja conta anualmente com mais de 1000 expositores, distribuídos por diversos setores de atividade, em pavilhões temáticos, numa área de 10 hectares do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.
Conta com 4 grandes concertos, cerca de 1.000 cantadores de grupos corais integrados no Comboio do Cante, mais de 350 animais (ovelhas, cabras, porcos, cavalos, burros) integrados no Pavilhão da Pecuária, mais de 100 cavalos participantes nas provas hípicas, com concursos e campeonatos nacionais e europeus. Contempla mais de 100 provas comentadas dos melhores azeites do mundo participantes no 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número de entidades com interesse em participar. É um local de festa, um espaço de negócios, de cultura e debate, um fórum político e de cidadania. Pela sua pluralidade, a Ovibeja é “Todo o Alentejo deste Mundo”.

Espaços temáticos

Pavilhão Terra Fértil e Auditório ACOS

Dedicado à inovação na agricultura, no agroalimentar e nas agroindústrias, o Pavilhão Terra Fértil é um Unique Selling Point dos diferentes atores económicos que operam no Alentejo. É um espaço com um forte cariz empresarial, tecnológico e de networking.

Neste pavilhão está instalado um Auditório para colóquios e debates acerca dos temas da atualidade.

Integra ainda um espaço temático sobre “Agricultura Con(s)Ciência”.

Arena do Azeite

Dentro do Pavilhão Terra Fértil, este é o espaço de apresentação do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, promovido pela ACOS – em conjunto com a Casa do Azeite e o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

Aberto a produtores individuais, cooperativas e sociedades olivícolas, o concurso conquistou um nível de qualidade que o torna cada vez mais apetecível também aos grandes grupos a operar na área oleícola, tanto de expressão nacional, como internacional. As categorias a concurso são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso.

Espaço Agro-Alimentar e de convívio à mesa

Anexo ao Pavilhão Terra Fértil, os apelos sensoriais vão para os produtos agro- alimentares, como queijos, enchidos, presunto, doces regionais e conventuais, vinhos, azeites, pão, azeitonas e mel, entre muitos outros paladares e aromas que enchem um Pavilhão inteiro, que junta famílias e amigos em conversas saboreadas à mesa.

Pavilhão Institucional

Dedicado a representações oficiais de organismos da administração central, regional e local, empresas, grupos financeiros e outros serviços públicos, privados ou cooperativos. Este Pavilhão contempla as principais novidades na ordem do dia de produtos e serviços das mais variadas áreas.

Pavilhão da Pecuária

Espaço inteiramente dedicado às diferentes espécies pecuárias, este é um pavilhão que agrupa cerca de três centenas e meia de alguns dos melhores exemplares de raças autóctones de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e asininos. Concursos de Raças, demonstrações de maneio e de tosquia, também decorrem neste espaço.

Pavilhão Central | Comércio e Serviços

Este é um pavilhão em que a lógica é a diversidade. Desde decoração e mobiliário, passando pelo vestuário, calçado, eletrodomésticos, equipamentos e serviços de energias renováveis.
Neste espaço integra-se ainda a ACOS +, um projeto de atividades pedagógicas e de comunicação de sustentabilidade ambiental.

Campo da Feira

Campo agrícola experimental destinado à demonstração de culturas, demonstração e comercialização de máquinas e equipamentos agrícolas e industriais de última geração, bem como de fatores de produção e serviços para a agricultura e indústria.
O Campo da Feira conta com atividades diárias. Além de campos de culturas e ensaios de variedades agrícolas, este espaço é palco de workshop’s e outros eventos relacionados com as máquinas e equipamentos agrícolas presentes na feira.

ESPETÁCULOS E CULTURA

Arena de Espetáculos

É uma das mais concorridas da Ovibeja para os primeiros grandes concertos de primavera no país, onde atuam artistas e bandas e DJ’s de renome nacional e internacional – que animam, pela madrugada fora, as famosas ‘Ovinoites’.

Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios

Um pavilhão com um forte cariz cultural que cruza tradição e modernidade, memória e futuro. Uma homenagem à terra e a todos os que com o seu engenho fazem arte.
Mostra de artesanato tradicional e de projetos contemporâneos que revelem outras expressões de ser e de viver Alentejo. Um espaço informal, no qual a cultura alentejana é o mote para tertúlias, para o Cante Alentejano e convívio entre provas de vinhos e degustações gastronómicas.

Bares e Tasquinhas

Os bares e as tasquinhas funcionam de dia e de noite. Os petiscos com iguarias tradicionais são o mote para o convívio de amigos que, à noite, se juntam aos milhares a celebrar a amizade e a festa, a música dos concertos e dos DJ’s.

Restauração

A zona de restauração conta com a presença de restaurantes representativos de raças autóctones nacionais: como a Mertolenga, Alentejana, Mirandesa, Barrosã, Maronêsa, Arouquesa, Marinhoa e Porco Alentejano. É um ponto de encontro que prima pela qualidade certificada e com Denominação de Origem Protegida (DOP) muito apreciado pelos visitantes da OVIBEJA.

Top