Ovibeja 2018

Secretariado já está a funcionar e Único Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra é organizado pela Ovibeja

22/01/2018

5ª edição da Ovibeja de 27 de Abril a 01 de Maio

Único concurso internacional de azeites virgem extra realizado em Portugal é organizado pela Ovibeja

A 35ª Ovibeja, agendada para a semana de 27 de Abril a 01de Maio, já está a receber muitas manifestações de interesse nas várias temáticas em destaque.

O 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA OVIBEJA, já está em marcha e já conta com uma larga adesão. Esta competição, a única de âmbito internacional realizada em Portugal, tem vindo a ganhar, consecutivamente, grande prestígio, estando posicionado como o 1º melhor do mundo, a par do prestigiado “Mario Solinas”, reforçando os propósitos da ACOS e das entidades colaboradoras na sua organização.

Na 7ª Edição em 2017, foram apresentadas a concurso 150 amostras de azeites provenientes de 11 países. Portugal e Espanha foram os países mais representados. As outras geografias de onde foram rececionadas amostras foram: Itália, Grécia, Alemanha, Chile, Brasil, Israel, Eslovénia, Tunísia e Andorra. De sublinhar que o concurso Prémio CA Ovibeja ultrapassou já, em amostras e em países representados, o Concurso Mário Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI).

O reconhecimento e projecção do concurso deve-se também ao profissionalismo e isenção dos membros do júri pelo facto de serem peritos reconhecidos pelo COI oriundos de diferentes países. Em 2017 o júri foi composto por um total de 40 jurados, reconhecidos pelo COI, representantes de 12 nacionalidades.

Com um leque variado de participantes, que vão desde sociedades olivícolas, a grupos empresariais, cooperativas e produtores individuais, o nível de qualidade do concurso torna-o cada vez mais apetecível também aos grandes grupos a operar na área oleícola, tanto de expressão nacional, como internacional.

As categorias a escrutínio são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. O regulamento do concurso, apresentado em português, francês, inglês e espanhol está disponível no site da Ovibeja, em www.ovibeja.pt.

A organização do concurso é da responsabilidade da Associação de Agricultores do Sul, que conta com a colaboração da Casa do Azeite.

Com a tónica da inovação aliada ao respeito e valorização das raízes do campo, são muitas as novidades que estão a ser preparadas para esta edição da Ovibeja.

Para mais informações contactar, por favor:
Casa do Azeite – Engª Mariana Matos – 967 031 465

Top