Ovibeja 2012

“Vinhos e Azeites” apresentam-se em Exposição Interactiva

19/03/2012

Na 29ª edição da Ovibeja que se realiza de 27 de Abril a 1 de Maio

“Vinhos e Azeites” apresentam-se em Exposição Interactiva

Tendo como tema “+ PRODUÇÃO” a Ovibeja 2012 inclui, entre outras novidades, a Exposição Interactiva “Vinhos e Azeites” dedicada a dois dos mais preciosos néctares que se encontram em grande desenvolvimento e modernização.

“Vinhos e Azeites” é um espaço criado a pensar no consumidor, razão pela qual os conteúdos serão transmitidos de forma empírica e sensorial. Para além da promoção e mostra de vinhos e azeites de qualidade reconhecida tanto nacional como internacionalmente, este espaço multimédia tem também uma forte componente didáctica e interactiva.

 

O que é um bom azeite? Como apreciar uma boa azeitona? Quais os diferentes tipos de vinhos e em que ocasiões devem ser consumidos? Quais os seus benefícios para a saúde? Que impactos económicos e sociais têm estes sectores?

 

As respostas a estas e a muitas outras perguntas vão ser dadas através de workshops de ciência, demonstrações culinárias, degustações e provas comentadas, tertúlias conduzidas por peritos de renome, entre outras acções através das quais o visitante é convidado a participar e a envolver-se em experiências sensoriais vínicas e gastronómicas.

A Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal, o Conselho Oleícola Internacional (COI), a Comissão Vitivinícola da Região Alentejo, Confraria dos Enófilos do Alentejo e a FÁBRICA – Centro de Ciência Viva da Aveiro, são alguns dos parceiros já confirmados para colaborar no evento.

 

Depois do sucesso da primeira edição que excedeu todas as expectativas, está também a ser trabalhada a 2ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja. O concurso, o único de âmbito internacional realizado em Portugal, é uma organização da ACOS – Agricultores do Sul com a colaboração da Casa do Azeite.

 

A Ovibeja é uma organização da ACOS e tem, este ano, como tema central “+PRODUÇÃO”.

Top