UMA ORGANIZAÇÃO

Casa do Azeite Acos

Melhores azeites do mundo contemplam cinco portugueses

7º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja: Seleção dos premiados e provas de produtos agro-alimentares do Alentejo

Já foram selecionados os melhores azeites no mundo no âmbito do 7º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. Os azeites portugueses conquistaram 5 prémios: um 1º lugar na categoria de Frutado Maduro, três posicionados em 2º nas categorias Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Verde Intenso e um 3º prémio na categoria de Frutado Verde Ligeiro. Outros cinco azeites lusos receberam menções honrosas.

A selecção dos melhores azeites decorreu nos dias 23 e 24 de março, nas instalações da Casa do Alentejo, em Lisboa. O Júri, presidido por José Gouveia, um dos mais relevantes especialistas em azeites a nível mundial, contou com 40 jurados provenientes de 12 países, todos eles reconhecidos pelo Conselho Oleícola Internacional.

Este ano foram rececionadas 150 amostras de azeites provenientes de 11 países. Portugal e Espanha foram os países mais representados. As outras geografias de onde foram rececionadas amostras foram: Itália, Grécia, Alemanha, Chile, Brasil, Israel, Eslovénia, Tunísia e Andorra.

Aumentar a qualidade e o potencial competitivo dos azeites portugueses é um dos propósitos do concurso organizado pela ACOS em parceria com a Casa do Azeite e patrocínio do Crédito Agrícola.

Os prémios vão ser entregues aos vencedores no decorrer da Ovibeja, no dia 29 de Abril, às 12h00, numa cerimónia pública dedicada ao tema.

Depois de seleccionados os azeites vencedores, a Comissão Organizadora da Ovibeja, juntamente com a Casa do Azeite e o apoio da Casa do Alentejo e de produtores da região promoveram, no dia 25 de Março, uma prova comentada de azeites do mundo e de vários produtos agro-alimentares, tais como vinhos, pão, queijos, presunto, mel, chocolate artesanal, entre muitos outros produtos de excelência do Alentejo.

Um verdadeiro Hall of Fame dos Azeites Mundiais e dos Produtos Agro-Alimentares na Casa  Alentejo, em Lisboa.

A todos os participantes nestas ações – membros do Júri do Concurso e produtores da região – um grande agradecimento da Comissão Organizadora da 34ª Ovibeja.

COM O APOIO